Dinâmica Tecnológica e Organizacional (DTO)

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar temas sobre a dinâmica das organizações, da tecnologia, das instituições e do mercado. A linha então inclui temas sobre: Estudos organizacionais, do trabalho e da sociologia econômica; Economia institucional e governança; Projeto de engenharia, do trabalho e ergonomia e estudos sobre Gestão do conhecimento e aprendizagem.   Trata-se de uma área interdisciplinar, com pesquisadores de diversas áreas, como:  Engenharia, Administração, Economia, Ciência Política e Sociologia. Também os estudos desta linha utilizam uma grande variedade de métodos qualitativos e quantitativos. 

A seguir uma apresentação da linha de pesquisa:

Temas de pesquisa abordados na linha DTO

As subáreas da linha DTO, nas quais os docentes podem ser distribuídos, apresentam os seguintes focos de pesquisa:

  • Estudos organizacionais, do trabalho e sociologia econômica 
  • Economia institucional e governança 
  • Projeto de engenharia, do trabalho e ergonomia 
  • Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional

Estudos organizacionais, do trabalho e sociologia econômica 
Essa área parte da premissa de que a organização é um fenômeno multifacetado que não pode ser satisfatoriamente compreendido a partir de uma única perspectiva teórica, o que possibilita certo grau de pluralismo teórico. Enfoca-se, sobretudo, a constituição social da dinâmica dos mercados, das organizações e do trabalho, analisando-as como fenômenos constituídos historicamente, culturalmente e politicamente. Ao abordar as condições sociais que produziram determinadas configurações organizacionais, é capaz de promover a reflexão sobre os enfoques dominantes no “aqui e agora”. Recortes de pesquisa envolvendo não só a organização em si, mas a análise das trajetórias e posicionamentos dos agentes sociais que a compõem, como os empresários, os executivos, e certas categorias profissionais são explorados. Temas de interesse dos docentes incluem as transformações dos modelos de empresa, incluindo suas estratégias e estruturas organizacionais; os processos de financeirização da economia e das organizações; os novos modelos organizacionais voltados à inovação; a configuração do “capitalismo de plataforma” e seus impactos no trabalho; os processos de re-legitimação dos negócios perante críticas por eles enfrentadas por diversos stakeholders, como os movimentos ambientalistas; o estudo de culturas organizacionais e da ação coletiva; as relações entre Estado e economia. Valoriza-se a pluralidade metodológica, mas há especial interesse pelo uso técnicas de análise relacionais, incluindo a análise de redes sociais e a análise de correspondências múltiplas. Nessa área atuam os docentes Mário Sacomano Neto e Silvio Eduardo Alvarez Candido.

Economia institucional e governança 
Propõe estudar a influência das instituições na vida econômica com foco nos custos de negociação entre os agentes, no poder de mercado resultante de coordenações consideradas mais eficientes e nas políticas de regulação dos variados mercados. Assimetria de informações, incertezas e riscos morais nas celebrações de contratos e acordos tácitos, esquemas de integração vertical e de quase-integração em cadeias produtivas recebem atenção específica para estudos de competitividade e de estratégias das firmas nos mercados. Formações de redes de cooperação como formas alternativas e híbridas de governança dos mercados são estudadas com o objetivo de aprimorar conceitos e variáveis de análise da economia institucional. Nessa área atuam os docentes Luiz Fernando de O. Paulillo e Mário Sacomano Neto.

Projeto de engenharia, do trabalho e ergonomia 
Voltado para a produção de modelos descritivos, explicativos e/ou propositivos para a atividade de concepção de produtos, processos e trabalho. Enfatiza-se abordagens de projeto construtivistas e dialógicas, que integrem as perspectivas ascendentes e descendentes, favorecendo os a comunicação e interações dos atores sociais nos processos de concepção. O uso tecnologias digitais envolvendo computação gráfica, captura de cenários, construção de cenários evolutivos, uso de ferramentas diversas de simulação, captura de movimentos e o uso de games é enfatizado. A produção de bens ou serviços e instrumentos de trabalho inovadores, em especial aquelas que consideram a perspectiva dos usuários, que são abordados a partir da ergonomia situada, ergonomia de concepção, ergonomia prospectiva, projeto continuado no uso e design universal. O Trabalho é compreendido como atividade humana singular, histórica e socialmente contextualizada, constituindo-se, ao mesmo tempo, em centro da análise e elemento estruturante e organizador das situações produtivas. Assume-se que ele deve ser compreendido considerando-se os condicionantes postos pela Tecnologia, pela Organização e pela Sociedade e a partir dos seus aspectos descritivos, relativos a uma racionalidade instrumental voltada para a eficiência e eficácia, bem como, dos aspectos normativos, relativos às normas ou critérios socialmente definidos, que orientam as escolhas de projetistas e organizadores. Nessa área atuam os docentes João Alberto Camarotto e Sérgio Luis Silva.

Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional
Enfatiza investigações a respeito das dinâmicas de intercâmbio do conhecimento e interações de aprendizagem entre os atores no espaço organizacional, em especial em processos e ambientes de desenvolvimento de produtos, de tecnologias, e de inovação. As diferentes formas de trabalhar com o conhecimento e a aprendizagem, os obstáculos e incentivos a essas práticas e culturas, são pesquisadas empregando-se escolas teóricas diversas, em particular a das competências essenciais, abordagens estratégicas, inteligência competitiva, sistemas de informação, e relações humanas. Estudos empíricos nestes temas, em realidades encontradas no Brasil em empresas privadas de diferentes portes e setores, e instituições públicas diversas, e comparações com estudos similares internacionais, são demandados e incentivados como futuros projetos de pesquisa e contribuições para a sub-área. Nessa área atua o docente Sérgio Luis Silva.

Docentes atuantes na linha DTO

Os docentes permanentes que compõem a linha de pesquisa DTO são: 

Disciplinas que dão suporte à linha DTO

Grupos de Pesquisa dos docentes da Linha DTO

A linha de pesquisa DTO é constituída por docentes dos seguintes grupos de pesquisa registrados no diretório do CNPQ: