Teses e Dissertações em diferentes formatos e redigidas em Inglês

No PPGEP os alunos podem redigir suas teses ou dissertações na língua inglesa. Além do formato tradicional previsto pela NBR14724, que estrutura o documento em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, as teses e dissertações podem ser estruturadas em formatos de artigos. Essa prática vem contribuindo positivamente para o estabelecimento de parcerias internacionais do tipo sanduíche e também para a obtenção de fomento em agências internacionais, uma vez que o documento redigido na língua inglesa, agiliza todo o processo. A estruturação em artigo contribui positivamente para o alcance de publicações em periódicos de seletiva política editorial e de alto impacto.

Exemplo(s) de trabalho(s) redigido(s) em inglês e/ou estruturado(s) em artigos

A tese “Lean & Six Sigma initiatives in the food industry” de autoria de Luana Bonomé Message Costa foi resultado de um projeto de pesquisa multi-lateral (BR-EUA), envolvendo o Professor Lawrence Fredendall da Clenson University (USA) e os Professores Moacir Godinho Filho e Gilberto Miller Devós Ganga do PPGEP. O objetivo da pesquisa foi explorar a relevância da adoção das iniciativas Lean & Seis Sigma na indústria de alimentos. Luana realizou seu doutorado sanduíche com uma bolsa Capes Internacional (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior).

Conheça a tese de Luana, redigida em inglês e estruturada em artigos (link externo).

A produção acadêmica desse projeto resultou também em artigos publicados em periódicos de seletiva política editorial e alto impacto, descritos a seguir:

COSTA, L. B. M.; GODINHO FILHO, M.; FREDENDALL, L. D.; GANGA, G. M. D. Lean six sigma in the food industry: Construct development and measurement validation. International Journal of Production Economics, v. 231, p. 107843, 2021.

COSTA, L. B. M.; GODINHO FILHO, M.; FREDENDALL, L. D.; GANGA, G. M. D. The effect of Lean Six Sigma practices on food industry performance: Implications of the Sector's experience and typical characteristics. Food Control, v. 112, p. 107110, 2020.

COSTA, L. B. M.; GODINHO FILHO, M.; FREDENDALL, L. D.; GÓMEZ PAREDES, F. J. Lean, six sigma and lean six sigma in the food industry: A systematic literature review. Trends in Food Science & Technology, v. 82, p. 122-133, 2018.

Confira outras teses e dissertações redigidas em inglês e/ou em artigos

Card-based systems: systematic literature review of new systems and proposal of a list of soft factors for systems implementation, por Gustavo Bagni (link externo)

Sustaining lean thinking in healthcare: case studies, por Daniel Barberato Henrique (link externo)

Foreign direct investment, home country institutions, and local human development in Brazil, por Eduardo Polloni Silva (link externo)