Autoavaliação

A autoavaliação deve ser uma prática das instituições públicas que estão em busca da melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Em suma, avaliar é uma condição essencial para conhecer a realidade atual e, a partir desta realidade, definir objetivos e ações que contribuam para o aprimoramento constante do desempenho acadêmico e administrativo.

A autoavaliação pressupõe que sejam adotados procedimentos que permitam a discussão coletiva e o engajamento de todos os atores no processo de avaliação. Os efeitos produzidos por este processo influenciarão, de maneira favorável, a dinâmica institucional quanto à mobilização de seus quadros docente, discente e administrativo, em tomo da qualidade do ensino, pesquisa e extensão. De fato, a autoavaliação apresenta-se como importante metodologia de transformação. Consiste num empreendimento sistemático que almeja a compreensão global do objeto da avaliação pelo reconhecimento e integração de suas diversas dimensões. Além disso, busca desenvolver uma nova cultura da avaliação que fundamente o planejamento da Instituição nos diversos horizontes de tempo.