Depoimentos

Confira depoimentos emocionantes dos nossos ex-alunos.

Depoimentos dos Egressos brasileiros

O PPGEP não só solidificou o meu grande interesse por pesquisa científica como também lançou os alicerces para que eu me desenvolvesse como pesquisador. O ambiente proporcionado pelo programa, as oportunidades de interação com diferentes programas da UFSCar, a possibilidade de interagir com grupos de pesquisa de ponta no exterior e a exposição direta a diferentes stakeholders públicos e privados fizeram minha experiência de pesquisa ser completamente diferenciada. Tenho orgulho de dizer que passei pelo PPGEP e ainda mantenho bons laços de amizade e colaboração profissionais com colegas do DEP,  laços que busco constantemente intensificar e reforçar!” 
Vinícius Picanço Rodrigues fez Mestrado no PPGEP e atualmente é Professor no Insper

Eu só tenho a agradecer ao PPGEP que me proporcionou a melhor pós-graduação que eu poderia ter. Tanto no âmbito profissional, quanto no âmbito pessoal. No pessoal, acredito que seja pela qualidade de vida. A cidade de São Carlos é maravilhosa, o ambiente físico da UFSCar é maravilhoso e eu tive muita alegria em poder ter meu orientador se transformado em um dos meus melhores amigos! Além disso, pude praticar o esporte que amo, o vôlei,  representando a universidade em diversos campeonatos. Na parte profissional, não tenho o que falar. Tive uma excelente formação e experiências práticas,  de atuação em multinacionais na área que estava me especializando. Tudo isso com certeza permitiu que hoje eu esteja completamente satisfeita na minha carreira, sendo uma profissional super respeitada, reconhecida em meu campo de atuação,  e feliz na vida pessoal, pois foi também pelo PPGEP que conheci meu marido e hoje estamos com nossa primeira filha de 3 anos!” 
Manoela de Assis Lahoz Trindade fez Doutorado no PPGEP e atualmente trabalha na Samsung Eletrônica, Fábrica em Campinas-SP, atuando como Coordenadora de Ergonomia no setor de Environment, Health and Safety

O Programa possibilitou um entendimento ainda melhor da atividade docente e da relação entre orientadores e orientados, que me ajudaram bastante no retorno à universidade que eu trabalhava. O convite do meu orientador, Prof. Mário Otávio Batalha para participar na submissão de um projeto ao CNPq e posterior desenvolvimento foi fundamental para eu ter um objetivo concreto e um financiamento para a pesquisa teórica e de campo. Além disso, o incentivo do Programa e do orientador em desenvolver parte da pesquisa da tese no exterior, por meio do Doutorado Sanduíche, permitiram que o trabalho tivesse um nível ainda mais elevado de conteúdo e pesquisa de campo. Além disso, a experiência de pesquisa com a academia e o meio corporativo no exterior elevaram minha autoconfiança para passos necessários na minha carreira após a defesa. Ali eu pude vivenciar e começar a entender a experiência em submeter e publicar em periódicos e congressos indexados. Sem dúvida, o Doutorado no PPGEP me trouxe um crescimento pessoal e profissional!” 
Priscilla Cristina Cabral Ribeiro fez Doutorado no PPGEP e atualmente é Professora no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense

Profissionalmente a formação no curso de Doutorado permitiu ampliar a análise sobre temas complexos da gestão da produção do agronegócio e do desenvolvimento territorial sustentável, proporcionando a formulação e execução de projetos de desenvolvimento relacionados ao tema, tanto na própria empresa pública em que trabalho, como financiado por empresa cooperativa de produtores. Pessoalmente, além de "oxigenar" a mente, com a convivência com professores e alunos, durante o curso de doutorado, houve acréscimo remuneratório em decorrência da titulação. Na vida familiar, observo que meus filhos sofreram boas influências da realização desse curso por mim. Influências que refletem no comportamento acadêmico e profissional deles!” 
Carlos Eduardo Silva Santos fez Doutorado no PPGEP, é servidor público federal na Embrapa Cerrados atuando como Analista no Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias - Transferência de Tecnologia e Inovação.

Ao entrar para um grupo que representa menos de 0,5% da nossa população, ou seja, daqueles que atingem um Doutorado, percebo que em alguns segmentos da indústria já temos uma maior valorização de pessoas com boa formação cientifica. Recebi muitos convites de palestras e seminários, ampliei minhas aulas em Pós-Graduação e tive maior facilidade em obter um visto de trabalho e estar expatriado na Noruega por 30 meses! Certamente valeu muito a pena!” 
Gece Wallace Santos Reno fez Doutorado no PPGEP e atualmente é Diretor Global de Melhoria Continua e EHS, na ELKEM, Siderurgia.

Se não fosse o PPGEP, possivelmente não estaria onde hoje estou. Desde minha capacidade de pesquisa até a qualidade de escrita dos meus textos técnicos ou científicos, posso dizer, são 90% oriundos do PPGEP!” 
Hugo Alves Silva Ribeiro fez Mestrado no PPGEP, é servidor público federal na Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT

A formação no PPGEP, bem como os projetos dos quais participei, me deram muito conhecimento e me abriram portas na indústria. Sou muito grata a tudo que aprendi no PPGEP”
Jerusa Barbosa Guarda de Souza fez Mestrado e Doutorado no PPGEP e atualmente trabalha na Embraer com atuação em Ergonomia / Fatores Humanos.

O PPGEP me deu a oportunidade de aprender com os melhores professores da Engenharia de Produção do Brasil. Sou muito grata pelos ensinamentos e pelas parcerias, que se fazem presentes até hoje na minha vida!” 
Aldara da Silva Cezar fez Doutorado no PPGEP e atualmente é Professora Associada no Departamento de Engenharia de Agronegócios da Universidade Federal Fluminense.

Depoimentos de egressos estrangeiros

O PPGEP me ofereceu a possibilidade de estudar pós-graduação de qualidade com os melhores professores, possibilidade que eu não tinha no meu país !” 
Juan Sebastián Poveda Gulfo, Colombiano, fez o Mestrado no PPGEP e atua na Direção de Planejamento da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Acredito que a formação acadêmica conduz diretamente a melhorias na qualidade de vida das pessoas. Durante meus 4 anos no PPGEP fui treinado como um pesquisador competente, crítico e autônomo, com sólidas bases e fundamentação tanto teórica quanto prática. Essa formação abriu novos caminhos fora do Brasil e me permite participar de projetos de pesquisa inovadores e desafiadores. Além disso, também me levou a conhecer novas culturas, aprender novas línguas e estabelecer relações profissionais e pessoais com pessoas em diferentes lugares do mundo!”
Pedro Luis Miranda Lugo, colombiano, fez Doutorado no PPGEP e atualmente faz pós-doutorado no CIRRELT e GERAD, dois renomeados centros de pesquisa na área de pesquisa operacional, logística e transporte com sede em Montreal, Canadá.