Mas… será que vale a pena?

Sim! Participando do programa de Trilha, o aluno tem a vantagem de obter o título de Mestre em um tempo menor. Essa é uma oportunidade importante para aqueles que pensam em seguir carreira acadêmica. Já para aqueles que pretendem ir direto para o mercado de trabalho, é importante ressaltar que empresas estão priorizando profissionais com pós-graduação stricto sensu, principalmente para cargos de gestão. Além de proporcionar uma formação muito mais sólida, com oportunidade de aprofundamento em um tema de seu interesse, a pós-graduação stricto sensu tem um grande impacto para o salário.

Veja algumas pesquisas sobre o impacto da pós-graduação no salário:

O impacto da pós-graduação nos salários dos executivos

Pós-graduação lato sensu deixou de ser diferencial, segundo pesquisa. Mestrado e doutorado são mais raros e acabam sendo mais valorizados pelo mercado

Leia a reportagem completa (link externo).

Mestrado é a melhor pós-graduação para seu bolso, diz estudo!

Pesquisa mostra o impacto da pós-graduação para o salário do executivo brasileiro. Mestrado e doutorado são os diplomas que mais renderam aumentos no último ano

Pós-Graduação pode aumentar salário em até 118%, diz pesquisa

O investimento em cursos de qualificação, como graduação e pós-graduação, pode impactar diretamente o salário dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos. No caso de profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%.

Casos de sucesso no Programa Trilha Graduação-Mestrado

Rafael Ajudarte de Campos foi aluno de Iniciação Científica (IC) do Professor Pedro Munari. Rafael recebeu em 2019 o Prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação Científica, concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) durante o LI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2019). O aluno premiado, Rafael Ajudarte de Campos, é hoje mestrando do PPGEP/UFSCar, sob orientação do Prof. Pedro Munari, com bolsa FAPESP.