Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de São Carlos é um dos pioneiros e mais reconhecidos programas acadêmicos de Mestrado e Doutorado na área de Engenharia de Produção no Brasil. Desfrutando de padrão de excelência nacional e internacional, atualmente ele é avaliado como “nível 5” pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). 

Ao longo dos seus 28 anos de existência, o PPGEP já formou 597 Mestres e 305 Doutores nas principais áreas da Engenharia de Produção. Os pesquisadores do PPGEP têm desenvolvido pesquisas inovadoras que exploram as interfaces e complementariedades de dinâmicas tecnológicas e de gestão de organizações, cadeias produtivas e regiões. A geração, adaptação e difusão dos conhecimentos resultantes destes esforços de pesquisa têm como objetos de estudo e intervenção setores manufatureiros diversos, além dos de serviços e de produção agropecuária.

Esta perspectiva plural de interesses e de temas de investigação demanda a participação de conhecimentos complementares àqueles que constituem as áreas centrais da Engenharia de Produção. Desta forma, além daqueles que tem formação inicial em Engenharia de Produção, profissionais das áreas de Administração, Economia, Ciências da Computação, Matemática, Ciências Sociais e da Saúde, Ciências Agrárias, entre outros, têm encontrado no PPGEP o lugar ideal para desenvolver suas pesquisas. A abordagem intra e multidisciplinar que nasce desta característica ímpar do PPGEP cria um caldeirão de ideias, visões e métodos que resultam em pesquisas que desaguam na formulação de políticas, estratégias, programas e ações voltadas para agentes e arranjos organizacionais tão variados como empresas, cadeias de suprimentos, setores econômicos ou instituições governamentais. 

O corpo docente do PPGEP é altamente qualificado, sendo formado por doutores com dedicação exclusiva e com larga experiência em ensino, extensão, orientação e desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e tecnológico. A grande maioria dos seus pesquisadores possui experiência internacional, seja na sua formação doutoral ou como pesquisadores convidados para atuar em Universidades nos Estados Unidos e em vários países da Europa e América Latina. 

A infraestrutura do PPGEP é ampla e moderna, com secretaria própria, salas de aula climatizadas, auditório e laboratórios especializados, os quais fornecem completo suporte para a realização de pesquisas de ponta. Grande parte das pesquisas realizadas por mestrandos e doutorandos acontece no seio de Grupos de Pesquisas, os quais favorecem a troca de ideias e a interação acadêmica e social entre corpo docente e discente. Assim, os Grupos de Pesquisa do PPGEP contribuem para fornecer o essencial e necessário ao desenvolvimento de uma pesquisa de qualidade.

O PPGEP conta com aproximadamente 45 bolsas de estudo, financiadas pela CAPES, CNPq. Estas bolsas permitem que os alunos bolsistas se dediquem integralmente as suas pesquisas. Eventualmente, em situações especificas, é possível que os mestrandos e doutorandos possam se integrar em projetos desenvolvidos no âmbito dos grupos de pesquisa dos quais participam. Esta integração é salutar e fortemente estimulada pelo PPGEP. 

Convém ainda mencionar as múltiplas oportunidades de intercâmbio acadêmico entre o corpo docente e discente do PPGEP com Universidades de outros países. A realização de doutorados com estágios no exterior é fortemente recomendada e desejável. Financiamentos para estágios no exterior concedidos por agências de fomento como CAPES, FAPESP e CNPq são passíveis de serem solicitados.

Muitos egressos do PPGEP ocupam atualmente posições de destaque em universidades públicas, institutos de pesquisa e empresas no Brasil e no Exterior.

Venha desenvolver seu Mestrado ou Doutorado no PPGEP e faça parte de um time que faz a diferença na comunidade de Engenharia de Produção nacional e internacional!

Confira a seguir uma mensagem de boas vindas do Coordenador do PPGEP, Prof. Moacir Godinho Filho.