Pesquisadores da UFSCar estão entre os melhores cientistas do mundo

Pesquisadores da UFSCar são destaques. (Imagem:  Divulgação)
Pesquisadores da UFSCar são destaques. (Imagem: Divulgação)

Pesquisadores da UFSCar estão entre os melhores cientistas do mundo, conforme reconhecimento publicado na 4ª edição do ranking Research.com.

O ranking é baseado em dados bibliométricos consolidados de plataformas renomadas como OpenAlex e CrossRef. As métricas, que consideram as publicações e citações dos pesquisadores, foram coletadas em 27/11/2024 e a posição no ranking é calculada a partir do índice D (variação do índice H, que avalia o impacto e a produtividade de um pesquisador ou grupo de pesquisa com base no número de citações de seus artigos).

O ranking é feito por áreas do conhecimento. Pesquisadores da UFSCar aparecem em cinco áreas: Bioquímica, Ecologia e Evolução, Engenharia e Tecnologia, Ciência de Materiais e Química, com destaque para as duas últimas em número de pesquisadores citados.

"Esse expressivo reconhecimento reafirma a excelência do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e sua destacada inserção no cenário científico global. Além de refletir a alta qualidade das pesquisas desenvolvidas no Programa, a conquista evidencia o compromisso contínuo com a geração e disseminação de conhecimento inovador, socialmente relevante e de alto impacto. O PPGQ orgulha-se de sua tradição de excelência na formação de mestres e doutores, preparados para atuar de forma crítica e transformadora em diferentes setores da sociedade. A presença de seus docentes entre os mais influentes do mundo reforça não apenas o prestígio da UFSCar, mas também o papel estratégico da ciência brasileira no desenvolvimento sustentável e na promoção do bem-estar social", afirma Ricardo Samuel Schwab, Coordenador do PPGQ.

Já o Chefe do Departamento de Química (DQ), Fernando Cruz Moraes, ressalta que o ranking dos melhores cientistas é uma lista confiável de acadêmicos renomados da área de Química, estabelecida por meio da análise de diversas fontes bibliométricas. "Considerando que, na área de Química foram examinados 121.518 acadêmicos e os pesquisadores do Brasil ocupam a 17ª posição no ranking mundial, nosso Departamento orgulha-se e se engrandece com este resultado", destaca Moraes.

A Ciência de Materiais foi outra área de destaque no ranking. "O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) tem por visão ser um programa de pós-graduação de referência internacional em Ciência e Engenharia de Materiais. Ter vários docentes do PPGCEM compondo a lista do ranking para melhores cientistas na área de Ciência dos Materiais indica que o PPGCEM tem tido sucesso em atingir esse objetivo", afirmou Guilherme Zepon, Coordenador do PPGCEM.

Seguem abaixo as áreas, os pesquisadores da UFSCar citados e a colocação nacional:

Bioquímica

88 - Orlando Moreira Filho (Departamento de Genética e Evolução - DGE)
103 - Pedro Manoel Galetti (DGE)

Ciência de Materiais

2 - Luiz Mattoso (PPGQ)
4 - Edson R. Leite (DQ)
11 - Edgar D. Zanotto (Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa)
24 - Paulo S. Pizani (Departamento de Física - DF)
26 - Cauê Ribeiro (PPGQ)
35 - Romeu C. Rocha Filho (DQ)
37 - Victor Pandolfelli (DEMa)
47 - Bruno C. Janegitz (Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - DCNME)
61 - Ernesto C.Pereira (DQ)
62 - Claudemir Bolfarini (DEMa)

Ecologia e Evolução

122 - Odete Rocha (Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva- DEBE) 

131 - Hugo Sarmento (Departamento de Hidrobiologia - DHb) 

137 - Miguel Petrere (Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis - PPGPUR) 

142 - Marco Antônio Batalha (Departamento de Botânica - DB)

Engenharia e Tecnologia

12 - Reinaldo Morabito (Departamento de Engenharia de Produção - DEP)
24 - Walter José Botta (DEMa)

Química

1 - Elson Longo (DQ)
18 - Orlando Fatibello (DQ)
46 - Joaquim Nóbrega (DQ)
60 - Paulo Pizani (DF)
65 - Cauê Ribeiro de Oliveira (PPPGQ)
76 - Romeu C. Rocha Filho (DQ)
100 - Bruno Janegitz (DCNME)
131 - Marcio W. Paixão (DQ)

133 - Alzir A. Batista (DQ

Notícia — Universidade Federal de Sao Carlos