Software e Aplicativo

Sistema de Apoio à Gestão da Inovação (SAGIN)

O SAGIN é um sistema de Apoio à Gestão da Inovação. O projeto de desenvolvimento desta tecnologia foi coordenado pela Profa. Ana Lúcia Vitale Torkomian e operacionalizado pelo aluno de mestrado Pedro César Zavitoski e o servidor Victor Prado (FAI/UFSCar). O sistema foi desenvolvido no âmbito de atividades de pesquisa do PPGEP/UFSCar (linha de pesquisa Gestão da Tecnologia e da Inovação – GTI) para atender a um conjunto de demandas da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI-UFSCar). O SAGIN contempla as seguintes funcionalidades: (i) cadastro e controle do portfólio de Propriedade Intelectual de patentes, marcas, softwares, cultivares e desenho industrial; (ii) controle de informações para o setor de transferência de tecnologia; (iii) controle de processos administrativos e (iv) gestão da informação. A FAI-UFSCar adotou o SAGIN como sistema de gestão para sua Agência de Inovação em 2017. Há evidências de que o sistema tem contribuído significativamente para aumentar a eficiência organizacional da fundação, contribuindo para melhor coordenação e controle de processos e informações. Portanto, os impactos da tecnologia transbordam para toda a comunidade (docentes, servidores técnicos, estudantes, organizações privadas e agentes públicos) que utiliza os serviços da FAI-UFSCar. Esta tecnologia teve seu desenvolvimento sediado no PPGEP/UFSCar e coordenado por docente do programa e, claramente, gerou spin-off e benefícios socioeconômicos para um conjunto amplo de agentes sociais.

LogHum - Ferramenta de apoio à tomada de decisão em Logística Humanitária

O LogHum é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão em Logística Humanitária, desenvolvida pelo Prof. Pedro Munari e pelo egresso Alfredo Daniel Moreno Arteaga. A ferramenta foi desenvolvida em 2017 por Francielly Marinho (estudante de graduação do DEP/UFSCar) e Alfredo Daniel Moreno Arteaga (estudante de doutorado do PPGEP/UFSCar) sob orientação do Prof. Dr. Pedro Munari (PPGEP/UFSCar). O Prof. Dr. Douglas Alem (Universidade de Edimburgo) também contribuiu para o desenvolvimento da ferramenta. A criação da ferramenta ocorreu no âmbito de atividades de pesquisa do PPGEP/UFSCar, na linha de Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos (PCsP). A ferramenta foi licenciada sob termos de direito autoral livre e implementada no Microsoft Excel, podendo ser facilmente acessada e utilizada a partir do link: http://www.dep.ufscar.br/docentes/munari/loghum (link externo). A LogHum pode ser utilizada para a resolução de problemas de localização e distribuição de suprimentos em operações de resposta a desastres, bem como estendida para outros tipos de situações em logística humanitária. O modelo matemático proposto e integrado à ferramenta auxilia nas fases de preparação e resposta de desastres integrando as decisões de localização de centros de auxílio, distribuição de suprimentos, dimensionamento de frota e alocação de demanda aos centros. Ademais, pela simplicidade da ferramenta, é possível que ela seja adotada por especialistas em treinamentos e simulações de diversos tipos de desastres no território nacional. Nota-se que a ferramenta tem enorme potencial de gerar impactos sociais positivos, tais como redução de mortes em desastres naturais, redução de custos na distribuição de suprimentos e maior eficiência no atendimento às localidades afetadas.