Relatórios Técnicos, Manuais e/ou Procedimentos

Iniciativas de Lean e Seis Sigma na Indústria de Alimentos no Brasil e EUA

Os Professores Moacir Godinho Filho e Gilberto Miller Devós Ganga participaram da pesquisa “Iniciativas de Lean e Seis Sigma na Indústria de Alimentos”, um projeto multi-lateral (BR-EUA), envolvendo o Professor Lawrence Fredendall da Clenson University (USA). O objetivo do projeto foi explorar a relevância da adoção das iniciativas Lean & Seis Sigma na indústria de alimentos. O projeto de pesquisa envolveu o doutorado acadêmico de Luana Bonome Message Costa. O financiamento do projeto envolveu uma bolsa Capes de doutorado e uma bolsa Capes Internacional (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). A produção acadêmica desse projeto resultou em artigos publicados em periódicos de seletiva política editorial e alto impacto, que podem ser acessadas nos currículos lattes dos  pesquisadores citados. Redigimos um relatório executivo da pesquisa (.pdf 1.3MB). Este relatório tem como públicos-alvo profissionais ligados às indústrias de alimentos no Brasil.