Princípios da Autoavaliação

O Programa de autoavaliação está norteado pelos seguintes princípios:

  • Abrangência: todos os aspectos e dimensões relacionadas aos PPG’s (por exemplo, ensino, orientações, pesquisa, gestão, qualidade das aulas, produção científica, infraestrutura física e de pesquisa etc.) fazem parte desta autoavaliação;
  • Progressividade: todos os elementos serão avaliados, mas em momentos e profundidades graduais;
  • Não premiação ou punição: o processo de autoavaliação não está vinculado a mecanismos de punição ou premiação. Ao contrário, ele auxilia na formulação de políticas, ações e medidas para promover melhorias nos PPG’s; 
  • Adesão voluntária: a participação dos atores (docentes, discentes, ex-alunos e outros autores) deve ser voluntária. O objetivo é estabelecer a cultura da avaliação, que só tem êxito se contar com a colaboração voluntário dos atores envolvidos tanto nos procedimentos de aplicação como na utilização dos resultados;
  • Legitimidade: a adesão voluntária garante legitimidade, a qual é suportada por uma metodologia capaz de garantir a construção de indicadores adequados, informações fidedignas e tomada de decisão voltada à melhoria dos PPG’s; 
  • Continuidade: este princípio permitirá a comparabilidade dos dados de um determinado momento a outro, revelando o grau de eficácia das medidas adotadas a partir dos resultados obtidos.