Instrumentos de avaliação

O processo de autoavaliação realiza-se pela coleta de informações (controle) e por meio da aplicação de questionários, que são direcionados aos atores internos (por exemplo, discentes e docentes) e atores externos (egressos e comunidade).  O sucesso da coleta de informações depende da disponibilidade de informações e sistemas que facilitem a coleta, armazenamento, tratamento e análise das informações. Já o sucesso das pesquisas de levantamento depende da capacidade de sensibilização dos atores envolvidos e, consequentemente, da importância dada por eles à participação no processo de avaliação. 

Foram concebidos os seguintes instrumentos de avaliação: 

  • Pesquisa de levantamento: condições gerais do PPGEP (docentes e discentes); 
  • Pesquisa avaliação das disciplinas (em desenvolvimento); 
  • Pesquisa de levantamento com egressos. Este instrumento está relacionado ao desenvolvimento do Programa Alumni PPGEP, descrito em “SOCIEDADE”;
  • Pesquisa Percepção – Comunidade (em desenvolvimento).

Importante se faz ressaltar que cada um destes instrumentos bem como o próprio programa de autoavaliação condiciona-se, e deve flexibilizar-se às especificidades dos cursos do programa acadêmico (mestrado e doutorado) e do programa profissional (mestrado).