Dimensões da autoavaliação

Nosso programa de autoavaliação é composta por três dimensões:

1 Programa

Esta dimensão pretende avaliar o funcionamento, a estrutura e o planejamento do PPGEP e PPGPEP em relação ao seu perfil e seus objetivos.  Neste caso, esta dimensão contempla os seguintes critérios:

  1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível em relação aos objetivos/missão do programa;
  2. Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa;
  3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção do conhecimento;
  4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção do conhecimento.

2 Formação

Esta dimensão tem seu foco na qualidade dos recursos humanos formados pelo PPGEP e pelo PPGPEP, levando em conta a atuação dos docentes e a produção de conhecimento diretamente associada às atividades de pesquisa e de formação do PPGEP. Neste caso, esta dimensão contempla os seguintes critérios:

  1. Atuação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e de formação de cada programa e à produção intelectual;
  2. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa de  cada programa;
  3. Qualidade da produção de discentes e egressos de cada programa.

3 Impacto na Sociedade

Esta dimensão está relacionada com os impactos gerados pela formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos de cada programa. Compreende também critérios relacionados aos impactos, internacionalização e atuação social dos PPG’s. Neste caso, esta dimensão contempla os seguintes critérios:

  1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em cada programa;
  2. Egressos do programa em relação à formação recebida em cada programa;
  3. Impacto da inserção social e econômica dos programas;
  4. Internacionalização e visibilidade dos programas, quando for o caso.