Autoavaliação na UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem ampla tradição em processos de autoavaliação. A Comissão Própria de Avaliação/UFSCar coordena os processos internos de autoavaliação para atender os requisitos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mas também para levantar e sistematizar dados e informações que contribuem para o aprimoramento dos processos de planejamento e gestão e para a melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão realizadas na UFSCar.

Na UFSCar, a autoavaliação institucional é baseada nos seguintes eixos: (1) Planejamento e Avaliação Institucional; (2) Desenvolvimento Institucional; (3) Políticas Acadêmicas; (4) Políticas de Gestão; e (5) Infraestrutura Física. Os eixos contemplam, portanto, desde aspectos estruturais; a política de capacitação e qualificação dos servidores; a qualidade dos cursos de graduação na percepção de docentes e estudantes; a comunicação interna e externa da Universidade; a participação nos órgãos colegiados da Instituição; até as interações entre docentes e estudantes, entre outros pontos. O processo de autoavaliação conduzido pela UFSCar engloba toda a comunidade acadêmica, trazendo resultados em seus diferentes níveis de atuação educação. A autoavaliação tem sido um eixo central na melhoria das Instituições de ensino superior.